
ANIMAIS – residência artística novos media, 3ª edição
Totalmente financiada
Sinopse
Embora a visão ocidental moderna do mundo se baseie na sua divisão, natureza e cultura estão interligadas. A cultura é um processo complexo e dinâmico de interação e coevolução entre os seres humanos e outras espécies, bem como entre tecnologias e ambientes. Assim, como é evidente com as alterações climáticas, a tecnologia e a natureza estão historicamente interligadas e devem ser entendidas como parte do nicho ecológico em que o animal humano vive.
Esta residência parte da premissa de que pensar em termos de híbridos “natureza-cultura” e de emaranhados multiespécies cria um espaço para redesenhar as fronteiras de um mundo partilhado que, para o bem do planeta, requer urgentemente novos modos de perceção e ação.
Apesar de décadas de pensamento para recombinar cultura e natureza, esta residência reconhece que resistir a este binarismo pode ser mais difícil do que pensamos, que podemos ainda não ter os recursos linguísticos e culturais para expressar a nossa compreensão de ambientes não humanos de formas mais inclusivas e holísticas.
A residência acontece num contexto rural – uma aldeia no Alentejo – para funcionar como um espaço e um meio para explorar as interações complexas e dinâmicas entre os seres humanos, as tecnologias e a natureza; um espaço para a emergência de novos começos, processos abertos e novas formas de produção.
Jared Hawkey / Sofia Oliveira (CADA)
Resultados
A Open Call recebeu 97 candidaturas e os seis artistas selecionados foram:
Dora Vieira
https://www.instagram.com/dora__sat
Guilherme Figueiredo
https://www.instagram.com/jelherme_magma
Maria da Luz Cuckov
https://www.instagram.com/amiga500.dj
Maria Khadija + Rodrigo Sonoro
https://mariakhadija.cargo.site
https://rodrigosonoro.cargo.site
https://soundcloud.com/phusis-188012152
Sofia Pinto
https://sofiasofia.hotglue.me
Van Ayres
https://vanayres.bandcamp.com
Detalhes
ANIMAIS é uma residência artística auto-dirigida e de produção com atividades pontuais. Tem a duração de 20 dias consecutivos. A residência destinou-se a recém-licenciados, artistas emergentes, artistas re-emergentes individuais ou coletivos, residentes em Portugal, que trabalhem em novos media, incluindo som e audiovisual experimentais, ou que explorem modelos alternativos de produção criativa. Aconteceu de 15 de setembro a 5 de outubro, 2025 na Estação Cooperativa de Casa Branca.
Registo de alguns momentos ao longo da residência:
Mostra dos resultados, 4 outubro, 2025 na Estação Cooperativa de Casa Branca

A residência artística ANIMAIS organizou uma apresentação dos resultados com mostra e jantar.
Galeria do evento:
Ficha técnica
Uma iniciativa CADA
Direção Artística: Jared Hawkey, Sofia Oliveira (CADA)
Workshops, acompanhamento dos trabalhos e tutoriais: Adriana Sá, Giovanbattista Tusa, Jared Hawkey, Margarida Mendes, Olívia Bina, Sofia Oliveira
Parcerias: Estação Cooperativa de Casa Branca, Oficinas do Convento, _ARTERIA_LAB – Universidade de Évora,
Galeria Zé dos Bois, Éter, Produção Cultural.
Financiamento: República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes
